5 tendências de vídeo marketing que estão tomando conta da internet

5 tendências de vídeo marketing que estão tomando conta da internet

O vídeo marketing foi ganhando ênfase nos últimos anos, quando grandes empresas foram descobrindo o poder do audiovisual para web, implementando estratégias inovadoras e inusitadas. O vídeo é uma ferramenta que cria uma conexão maior com o público, e, com as redes sociais, é possível segmentar produções diferentes para públicos específicos.

De acordo com a Cisco, os vídeos já representam 82% do tráfego da internet. Você vai ficar de fora dessa? Confira tendências de vídeo marketing que podem alavancar o seu negócio.

 

Vídeos curtos

Com o surgimento de aplicativos como TikTok e formatos como Reels e Stories no Instagram, os vídeos curtos tomaram conta da internet. A tendência mundial fez com que empresas parassem para reavaliar seus conteúdos, já que agora a mensagem deve ser passada em até 30 segundos. Criação de desafios na internet, colaboração com influenciadores digitais e conteúdos com potencial de viralização são algumas das estratégias adotadas nesse formato.

 

Storytelling

O storytelling em vídeos ganhou muito espaço nos últimos anos, já que a narrativa da história é o que incentiva o engajamento, deixando o conteúdo com foco em vendas de lado. A história deve apresentar a sua empresa, o propósito, os valores e relatos interessantes. O storytelling tem como objetivo apresentar o negócio sem apresentar o produto, alavancando as vendas de forma indireta.

 

Saiba tudo sobre storytelling em vídeos no blog SoftCine.

 

Vídeos sem som

Os vídeos sem som são um desafio para os profissionais de marketing, mas são extremamente necessários por questões de acessibilidade. Além disso, cada vez mais, as pessoas assistem a vídeos com o som desligado por estarem em ambientes públicos em que não é possível aumentar o volume.

As legendas podem ser um recurso muito bem utilizado nesse formato, mas também é possível passar sua mensagem apenas com imagens, apostando na originalidade da ideia e utilizando recursos como infográficos. Tutoriais de produtos, vídeos de receitas e de notícias são os preferidos nesse quesito.

 

SEO

O SEO já era uma estratégia amplamente utilizada em conteúdos digitais, e, mais recentemente, também se tornou uma tendência para vídeos. Usar estratégias corretas de SEO em conteúdos de vídeo marketing pode fazer com que o seu conteúdo fique em evidência para o público que busca sobre o assunto. 

Para garantir que o seu vídeo esteja bem colocado no Google e no YouTube, é preciso estudar palavras-chave, adicionar tags relevantes e investir em ferramentas que melhoram a experiência do usuário, como as legendas.

 

Live Commerce e eventos online

Com o fechamento do comércio como medida de combate ao coronavírus, as empresas de varejo tiveram que se reinventar no online. O Live Commerce é uma transmissão ao vivo que apresenta produtos e serviços, interage com o público e redireciona os espectadores para o site de compras, muitas vezes dando descontos exclusivos. A conversão em compra aumenta de seis a dez vezes com essa modalidade de venda, que também gera muito mais engajamento do público.

Já os eventos online também tomaram conta da internet com a prática do isolamento social por conta da COVID-19. As lives ultrapassaram os fins educativos ou de entretenimento, para se tornarem uma grande estratégia de vídeo marketing. Com o evento online, as empresas patrocinadoras ou organizadoras também estabelecem posicionamentos de marca e valores.

A SoftCine é uma produtora de vídeos especializada em conteúdos web, estando sempre antenada nas novidades e tendências do mercado audiovisual. Produzimos vídeos para vendas de produtos, transmissões ao vivo de live commerce, e tudo que a sua imaginação desejar para o vídeo marketing da sua empresa. 

 

Entre em contato conosco e peça seu orçamento! 

 

 

 

    Saiba mais sobre produção de filmes e vídeos no blog da Softcine

  • Ou veja todos os posts na página inicial de nosso blog!