Os filmes brasileiros mais premiados da história

O cinema brasileiro é reconhecido mundialmente, fazendo história com diversas obras cinematográficas que foram indicadas e premiadas em grandes festivais internacionais. No Oscar, por exemplo, o Brasil já inscreveu mais de 45 produções na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, recebendo quatro indicações. 

Alguns nomes do cinema brasileiro se destacam no cenário mundial, como os atores Wagner Moura e Rodrigo Santoro, e o cineasta José Padilha.

 

Confira, a seguir, alguns dos filmes brasileiros mais premiados na história.

 

Central do Brasil (1998) (IMDB 8,0)

 

O filme recebeu um Globo de Ouro e foi a primeira produção brasileira a receber o Urso de Ouro do Festival de Berlim. Além disso, Central do Brasil foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz com Fernanda Montenegro, que por sua atuação, recebeu um Urso de Prata de Melhor Atriz.

 

Cidade de Deus (2002) (IMDB 8,6)

 

O filme foi indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia, além do Globo de Ouro e do BAFTA como Melhor Filme Estrangeiro. Cidade de Deus é um dos filmes brasileiros mais aclamados mundialmente, com mais de 20 indicações e premiações ganhas.

 

Carandiru (2003) (IMDB 7,6)

 

A obra de Hector Babenco baseada no livro de Dráuzio Varella foi indicada à Palma de Ouro do Festival de Cannes, além de receber prêmios nos festivais de Cartagena e Havana.

 

Tropa de Elite (2007) (IMDB 8,0)

 

O filme dirigido por José Padilha ganhou o Urso de Ouro de Melhor Filme no Festival de Berlim, e também de Melhor Filme no Festival de Lisboa. A obra abriu muito espaço para o cinema brasileiro no cenário mundial, e trouxe muita atenção para Wagner Moura.

 

Que horas ela volta (2015) (IMDB 7,8)

 

O filme protagonizado por Regina Casé estreou no Festival de Cinema de Berlim, onde ganhou o Prêmio do Público de Melhor Ficção na Mostra Panorama. A obra recebeu mais de 30 indicações e premiações em festivais de cinema.

 

Aquarius (2016) (IMDB 7,5)

 

A obra dirigida por Kleber Mendonça e protagonizada por Sônia Braga foi indicada à Palma de Ouro do Festival de Cannes e venceu como melhor filme nos festivais de Sidney, Lima, Amsterdã, entre outros. Aquarius foi considerado um dos melhores filmes do ano por diversos críticos brasileiros e internacionais. 

 

Bacurau (2019) (IMDB 7,4)

 

O filme foi muito elogiado internacionalmente e venceu na categoria de Melhor Júri no Festival de Cannes e Melhor Filme nos festivais de Lima e Munique. Bacurau também participou do Festival de Nova York (NYFF), uma das maiores mostras não competitivas do mundo.

    Saiba mais sobre produção de filmes e vídeos no blog da Softcine

  • Ou veja todos os posts na página inicial de nosso blog!