O uso das cores e seus significados nas estratégias de vídeo marketing

A importância do simbolismo no marketing é extrema, já que os símbolos são utilizados para apresentar os valores e objetivos das empresas para os consumidores. Nas estratégias de publicidade, as cores têm um papel essencial na imagem criada sobre uma empresa ou produto. No vídeo marketing, isso não é diferente.
Nas produções audiovisuais, as cores podem ser utilizadas para transmitir sensações ou até indicar a empresa por trás do vídeo sem dizer seu nome. Esse foi o caso de uma propaganda produzida pelo Itaú em 2020. Sem mencionar o nome do banco em nenhum momento, o comercial estrelado por Fernanda Montenegro usa apenas a cor laranja em diversos elementos para representar a marca.
Para usar as cores nas estratégias de vídeo marketing com assertividade, o ideal é ter um bom conhecimento da Psicologia das Cores. O livro escrito pela socióloga Eva Heller explica como as cores influenciam e estimulam as nossas emoções.
Confira a seguir os significados e melhores estratégias para usar cada cor em produtos de vídeo marketing.


Vermelho

Por ser muito marcante, a cor vermelha está relacionada com a paixão e a fome. Além de ser usada em marcas de alimentação, o vermelho também é muito utilizado em campanhas de promoção, já que chama muito atenção e passa uma sensação de urgência.


Amarelo

A cor amarela também pode ser utilizada para chamar a atenção dos consumidores, além de transmitir os sentimentos de otimismo e cuidado. Por isso, o amarelo pode ser uma boa opção para frases imperativas nas campanhas de marketing.

Azul

O significado do azul é dividido entre suas intensidades. A cor clara significa higiene e limpeza, sendo muito utilizada por marcas de pastas de dente, detergentes, entre outros produtos do setor. Já a cor escura transmite a sensação de segurança, credibilidade e sobriedade. Por ser uma cor neutra que traz uma sensação de confiança, o azul é muito utilizado por grandes empresas e corporações.


Laranja

O laranja é uma cor que desperta energia e ânimo, estimulando a atenção e o desejo dos consumidores. No marketing, o laranja traz alegria, confiança e criatividade, transmitindo um espírito jovem e acessível para os consumidores.

Verde

O verde transmite a sensação de frescor, equilíbrio e harmonia, também sendo muito utilizado para marcas de produtos de limpeza e higiene. Marcas relacionadas ao meio ambiente e a natureza também escolhem o verde como cor principal para as estratégias de marketing.

Roxo

O roxo e suas tonalidades representam nobreza, sabedoria, calma, respeito e espiritualidade. As marcas de beleza e bem-estar utilizam muito a cor roxa em suas estratégias de marketing.

Rosa

Os tons mais intensos e fortes de rosa transmitem a sensação de inovação e desejo, sendo muito utilizado por marcas jovens e modernas. Já o rosa claro é associado à feminilidade, romance e inocência, sendo a cor escolhida por marcas infantis ou de produtos mais delicados.

 

Branco

O branco é a cor da paz, e por isso é associada ao equilíbrio e harmonia. Por também transmitir a sensação de confiança, a cor branca é muito utilizada por empresas de conteúdos complexos e tecnológicos.

 

Preto

O preto é uma cor misteriosa, elegante e forte. Por transmitir a sensação de inovação e sofisticação, é muito utilizada em propagandas de marcas de veículos, perfumes e celulares.

 

Cinza

O cinza é uma cor sólida, que transmite formalidade, profissionalismo, responsabilidade e modernidade. A cor também é muito utilizada por grandes empresas e corporações, além de marcas de produtos tecnológicos.

Quer usar as cores na sua estratégia de vídeo marketing? A SoftCine é uma produtora de vídeos especializada em produtos audiovisuais para marketing. Entre em contato conosco e peça seu orçamento!

    Saiba mais sobre produção de filmes e vídeos no blog da Softcine

  • Ou veja todos os posts na página inicial de nosso blog!