Storytelling e vídeos

Storytelling e vídeos

Storytelling e vídeos

Na era da internet e dos smartphones, as empresas quebram a cabeça para pensarem em formas inovadoras de se apresentarem para o público. Com os consumidores cada vez mais exigentes e com menos tempo para procurar o que precisam, as empresas que se destacam são as que prendem a sua atenção com estratégias de marketing diferenciadas, como o storytelling em vídeo. 

O que é storytelling?

O storytelling é uma ferramenta persuasiva, refere-se a quando uma empresa conta histórias com a intenção de promover o negócio, mas sem promover diretamente a venda, como seria em um vídeo produto. O objetivo é cativar o espectador, despertando emoções e gerando confiança com uma mensagem elaborada exclusivamente para o público-alvo. Esse tipo de estratégia relacionada ao audiovisual cria uma conexão entre consumidor e marca, incentivando as vendas de maneira indireta e emocional.

O meio é a mensagem

A frase de Marshall McLuhan se aplica completamente ao conceito de storytelling em vídeo. A história contada pode ser perfeita em texto ou ilustração, mas nem tudo se encaixa em vídeo. Além disso, o poder do audiovisual muda a mensagem, já que roteiro, posicionamento de câmeras, trilha sonora e outras ferramentas fazem com que aquele produto seja único.

Para começar a elaboração de um vídeo com storytelling é importante que os responsáveis pela empresa se perguntem o motivo daquele vídeo e o que eles querem dizer com ele. A produção começa muito antes da filmagem, quando é necessário se fazer perguntas como o que se quer mostrar para o público, quem são os personagens principais, qual é a audiência desse vídeo, como ele será distribuído, entre outras questões. 

Com o roteiro delineado, é preciso decidir passos importantes, como o formato do vídeo, podendo ser animação, com efeitos especiais, com atores conhecidos ou pessoas reais da empresa. É indicado também que, em vídeos de storytelling, a edição use muito bem o poder da música como um gatilho emocional para o público. 

O sucesso de um vídeo de storytelling está ligado ao seu poder de cativar o público, de fazer a empresa ser reconhecida por aquele trabalho mais do que apenas por seus produtos ou serviços em si. O processo da produção é um trabalho de mão dupla entre empresa e produtora de vídeos e será um prazer para a SoftCine fazer parte da sua história. Entre em contato conosco!

 

SoftCine

https://softcine.com.br/

Por que usar vídeos em sua campanha de marketing

https://softcine.com.br/por-que-usar-videos-em-sua-campanha-de-marketing/

Produtora de vídeos para venda de produtos

https://softcine.com.br/produtora-de-videos-para-venda-de-produtos/

 

Por que vídeos na internet geram mais confiança para o consumidor

https://softcine.com.br/por-que-videos-na-internet-geram-mais-confianca-para-o-consumidor/

O poder do audiovisual na sociedade e para empresas

https://softcine.com.br/o-poder-do-audiovisual-na-sociedade-e-para-empresas/

 

    Saiba mais sobre produção de filmes e vídeos no blog da Softcine

  • Ou veja todos os posts na página inicial de nosso blog!