O que a música e o cinema têm em comum?

É difícil pensar em cinema e não lembrar de uma música, mas o que é comum a estes dois?

Certamente a capacidade de despertar sentimentos e, por consequência, criar marcas e lembranças. A música não dá só ritmo a história, ela ambienta e expressa a essência de momentos e personagens. Ela é peça fundamental para guiar o telespectador.

A música e a produção audiovisual estão tão relacionadas que no cinema há dois tipos de trilha: uma com música original, que se trata de produções criadas apenas para o filme ou vídeo, ou trilha composta, que é montada a partir de músicas já conhecidas.

Composta ou original, fato é que se você deseja contar uma história, principalmente que toque as pessoas, provoque emoções e crie conexão é necessário que seu filme ou vídeo tenha uma boa trilha sonora.

Isso vale também para comerciais e vídeos institucionais, pois se você deseja criar identificação e lembranças nada é melhor que a combinação imagem e som. Quantas marcas e produtos você se lembra por causa da música, quantas empresas e produtos ficam marcados por comerciais por músicas ou slogans musicados? Mercados, produtos farmacêuticos, bancos e tantos outros.

Fazer com que os sentimentos sejam aflorados no telespectador através da união da música e do audiovisual não é tarefa fácil, depende de muitos fatores para que gerem o efeito desejado, não é qualquer música e qualquer cena, não basta apenas unir um ao outro. Há todo um trabalho e um estudo, desde o planejamento do filme ou vídeo, passando pelo roteiro, captação, montagem, edição e pós produção, em todas estas etapas ambos elementos são pensados para chegar num produto final convincente, instigante e marcante, além de envolverem diversos profissionais, como: diretor, roteirista, editor de vídeo, editor de música e muitos outros.

Portanto, se você deseja que sua marca ou produto consiga se conectar ao consumidor, ser lembrado ou até desejado por ele, é fundamental investir em uma produção que case bem estes elementos, pois será também através da união da música e do vídeo que você chegará ao resultado desejado para marcar o seu negócio ou produto junto ao seu público.

Entre em contato conosco e peça seu orçamento!

    Saiba mais sobre produção de filmes e vídeos no blog da Softcine

  • Ou veja todos os posts na página inicial de nosso blog!