Qual a opinião do público sobre vídeos marketing?

Qual a opinião do público sobre vídeos marketing?

Atualmente, vídeos marketing são a preferência do público online. Neste texto, apresentamos números sobre as opiniões dos usuários com relação a esse formato. Como ele é relevante para seu comportamento online? Como influencia na formação das preferências e decisões de compra?

Assim, observando os hábitos dos consumidores, sabe-se que os vídeos marketing são muito assistidos durante as pausas do dia a dia ou em momentos de lazer e compras. E isso pode se dar por meio de computadores, mas, principalmente, de dispositivos móveis. Além do mais, o formato tende a engajar mais o público e a gerar um retorno maior sobre o investimento para as empresas e marcas.

Números relativos à opinião do público sobre vídeos marketing

Sendo assim, as pesquisas confirmam comportamentos do público que trazem resultados positivos por meio de vídeos marketing. A que usaremos como base foi realizada em dezembro de 2019, pela produtora Wyzowl, na Inglaterra. Seu foco são os resultados trazidos pelo formato, abrangendo dados sobre a opinião de empresas e marcas, de profissionais de marketing e do público. Listaremos a seguir alguns números relativos à opinião dos usuários.

Média de 16 horas de vídeos por semana

Primeiramente, segundo a pesquisa, um usuário assiste, em média, a 16 horas de vídeos por semana. E isso equivale a praticamente 2 horas e meia por dia. Representando um crescimento de 52% desse tempo médio de consumo do formato em relação à 2017.

Logo, se grande parte dos vídeos marketing possui uma duração curtíssima — menos de 30 segundos —, podem ser assistidas muitas peças diferentes em apenas um dia. Ou seja, pessoas são atraídas por conteúdos em vídeo e estão aptas a consumi-los por um tempo considerável.

Vídeos marketing são 2x mais compartilhados que outros formatos

Em segundo lugar, os usuários são duas vezes mais propensos a compartilharem um vídeo marketing do que outros tipos de conteúdo. E isso atesta que ele é o formato preferência e que gera maior engajamento. Além do mais, cria mais oportunidades para uma rede de compartilhamentos que dissemine a peça entre muitos contatos, principalmente nas redes sociais.

96% já assistiram a vídeos explicativos interessados em produtos ou serviços

Em terceiro lugar, é sabido que vídeos marketing tornam produtos e serviços mais compreensíveis. E isso porque demonstram na prática seu funcionamento, seus benefícios e seus detalhes: esse tipo de vídeo marketing é o chamado vídeo explicativo.

Nesse contexto, é importante ressaltar que uma boa e assertiva estratégia em sua produção pode aumentar o entendimento do público. O motivo? Se trata de um formato facilmente apreendido e processado pelo cérebro humano. E, por isso, 96% das pessoas já assistiram a vídeos explicativos com esse intuito: aprender mais rápido e com maior facilidade.

66% preferem vídeos explicativos para conhecer produtos e serviços

Desse modo, não é à toa que 66% dos usuários dizem preferir assistir a vídeos explicativos para aprender sobre produtos ou serviços. Esse número representa uma parcela de 2/3 do público online, confirmando que tal categoria de vídeos marketing é realmente didática, fala a língua da audiência e é a preferência na hora de aprender sobre algo novo.

Mas no caso específico de e-commerces, vídeos explicativos podem potencializar as vendas. Pois enriquecem a visão do consumidor sobre os produtos, influenciando fortemente em sua decisão de compra.

Então, vamos ter uma melhor visão sobre a popularidade dos vídeos explicativos. Para isso, basta compararmos esses 66% de pessoas que os preferem com as porcentagens sobre outros formatos de conteúdo online:

– 18% dos usuários preferem ler um texto explicativo;

– 4% escolhem de infográficos;

– 3% têm preferência por manuais ou e-books;

– 3% optam por webinars ou apresentações;

– 2% têm predileção por uma ligação comercial ou demonstração do produto.

84% efetuaram a compra após assistir a um vídeo marketing da marca ou empresa

Ainda segundo a pesquisa, 84% dos usuários já foram convencidos a adquirir um produto ou serviço depois de assistirem a um vídeo marketing da marca ou empresa. Essa porcentagem indica que a taxa de conversão do formato é bastante alta. Da mesma forma, com relação à área de tecnologia, 74% das pessoas já foram convencidas a baixar um aplicativo ou a adquirir um software após assistir a um vídeo marketing.

Produza vídeos marketing para a sua empresa com a SoftCine

Portanto, todos esses números confirmam a importância atual dos vídeos marketing. Com uma peça bem elaborada e produzida com técnica, torna-se muito mais fácil a consolidação da visibilidade e reputação online de uma empresa. Afinal, vídeos marketing proporcionam melhores resultados em comparação a outros tipos de conteúdo, além de maiores taxas de conversão e maior retorno sobre investimento.

Finalizando, um último dado da pesquisa: 86% das pessoas gostariam de ver mais vídeos marketing de marcas e empresas neste 2020. Então, é hora de utilizar esse formato na sua estratégia de marketing digital. Conheça mais sobre a SoftCine e torne-se nosso parceiro. Juntos criaremos vídeos marketing assertivos e da mais alta qualidade para impulsionar o seu negócio!

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *