Quais os principais tipos de vídeo institucional?

Um formato já consolidado e versátil, o vídeo institucional tem variações interessantes de serem exploradas. Como o próprio nome sugere, seu objeto é uma instituição ou empresa. E seu objetivo pode variar: conhecimento ou fortalecimento do nome, aumento de vendas, integração ou treinamento de colaboradores, voltado para o público interno, externo ou ambos etc. Contudo, a mensagem central sempre deve ser algo positivo sobre a empresa. E também forte o suficiente para permanecer na mente do espectador e gerar a possibilidade de ação. 

Assim, tendo em vista um cenário audiovisual cada vez mais criativo e desafiador, muitas podem ser as abordagens utilizadas para vídeos institucionais. Inclusive, eles podem até ser híbridos de diferentes abordagens. Para você conhecer melhor quais são seus principais tipos, selecionamos os seguintes: clássico, inovador, emotivo, estilo telejornalístico e interno. Com certeza, pelo menos um deles fará a diferença na estratégia de comunicação da sua empresa.  

1 Vídeo institucional clássico

Primeiramente, modelo mais difundido e conhecido, o vídeo institucional clássico. Ele inclui a história, características, diferenciais, missão e valores de uma empresa, finalizando com sua visão para o futuro. Desse modo, seu formato do roteiro é linear, apresentando os aspectos citados de maneira direta e completa.

Por isso, esse tipo seria uma espécie de cartão de visitas da empresa, utilizado interna e externamente. Agrega muito valor à marca e pode ser veiculado em reuniões ou apresentações, para colaboradores e para o público externo, via site ou redes sociais. É, na maior parte das vezes, o primeiro tipo de vídeo que uma empresa irá precisar.

2 Vídeo institucional inovador

Em segundo lugar, o conceito de inovação do vídeo institucional, que passou a ocorrer com o advento da comunicação digital. A principal mudança é o seu foco nos resultados. Ou seja, é um tipo que não fala propriamente da empresa ou instituição, mas da solução oferecida. Normalmente, têm um teor envolvente, direcionando ao público uma pergunta, uma necessidade para, logo em seguida, tratar de sua solução oferecida.

No final, também costuma apresentar a empresa, mas de maneira mais dinâmica, numa lógica voltada para vendas. Normalmente, tem uma duração menor que a do tipo clássico, justamente por ser focado em resultados. Seu roteiro se estrutura da seguinte forma: problema/necessidade – solução oferecida pela empresa – empresa – call to action. Assim, podemos considerar que esse tipo de vídeo institucional gera mais conversões e engajamento e é ideal para o marketing digital.

3 Vídeo institucional emotivo

Esse tipo voltado para mexer com as emoções do espectador costuma recorrer ao storytelling, a imagens impactantes e a uma mensagem capaz de sensibilizar. Às vezes, sequer existe um texto narrado, a ideia pode ser transmitida apenas através de imagens, de uma história contada por meio delas. No final, a empresa é apresentada de alguma maneira e se apropria desse conteúdo como um valor próprio.  

Assim, o foco desse tipo de vídeo institucional é a mensagem por trás da empresa, não a empresa e suas soluções propriamente. É interessante para o terceiro setor, órgãos públicos e empresas que lidam com consumidores. Muito usado em feiras, eventos ou campanhas especiais e no meio online.

4 Vídeo institucional estilo telejornalístico

Para transmitir conceitos, ideias e informações relevantes sobre a empresa e seus assuntos correlatos, existe um tipo de vídeo institucional baseado no estilo telejornalístico. Desse modo, podem ser feitos documentários, entrevistas, com repórteres e apresentadores num estúdio, entrevistados, especialistas e assim por diante.

Por adaptar modelos já familiares para a audiência e consagrados na televisão, esse tipo costuma transmitir mais credibilidade. É bastante utilizado por empresas que lidam com consumidores, por instituições públicas que buscam instruir cidadãos e em vídeos institucionais de caráter mais educativo.

5 Vídeo institucional interno

Voltado para os colaboradores e/ou demais indivíduos relacionados a uma empresa ou instituição, esse tipo normalmente tem foco na integração e no treinamento desse público. Também costuma ser mais longo, justamente porque entra em detalhes relevantes para seu quadro funcional.

É bastante efetivo na explicação de conceitos complexos, técnicas para vendas, informações sobre produtos e serviços ou conteúdos corporativos em geral. Também possui grande utilidade, pois pode ser reproduzido em inúmeras ocasiões, como reuniões, contratações e treinamentos, especialmente no caso de empresas de grande porte.

A SoftCine tem a solução ideal para o seu vídeo institucional

Não importa qual a solução em vídeo institucional se adequa melhor às necessidades da sua empresa, a SoftCine tem as ferramentas para criá-lo e produzi-lo com a melhor qualidade do mercado, trazendo o resultado audiovisual ideal para o seu público. Assista a alguns exemplos de nossos trabalhos institucionais e tenha certeza disso!

Renault — Nova Fábrica CIA

FAE — Institucional 60 anos

Corpo de Bombeiros Paraná — Institucional

Prefeitura de Cascavel — Compartilhe Saúde

 

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *