Conceitos básicos da linguagem audiovisual

Conceitos básicos da linguagem audiovisual

A produção audiovisual, como todas as formas de arte, conta com conceitos básicos de linguagem que estruturam a comunicação e exploram a percepção do espectador. A organização das imagens produzem um sentido, que será diferente para cada um. Para construir a narrativa são utilizados elementos básicos, como planos, sequências e cortes. Conheça mais sobre cada um deles a seguir.

 

Quadro, tomada e cena

O quadro, ou frame, é o termo utilizado para indicar cada imagem presente na produção audiovisual. O filme é composto por uma série de imagens estáticas que são projetadas em uma velocidade de 24 imagens por segundo para causar a ilusão do movimento.

Um plano pode ser filmado diversas vezes, produzindo inúmeras tomadas. O processo de montagem de cena é configurado pela escolha das melhores tomadas de cada plano. Já uma cena ocorre sempre no mesmo espaço, mas pode ser composta por diversos planos. 

 

Planos

Os planos configuram a distância a que a câmera pode estar em relação ao objeto e como esse objeto é organizado dentro do enquadramento. Os planos básicos são: geral, médio e detalhe. No geral, o elemento principal é o ambiente, normalmente tendo o objetivo de descrever o local onde a narrativa se desenvolverá. Já o plano médio faz com que o objeto se torne o principal elemento do enquadramento, aproximando o espectador. Finalmente, o plano detalhe é utilizado para dramatizar a cena, dando destaque a gestos ou reações emocionais do objeto.

 

Veja um exemplo de uma mesma cena com mudanças entre os planos geral e médio na abertura do filme A Noviça Rebelde:https://www.youtube.com/watch?v=5fH2FOn1V5g

 

Veja também um exemplo de plano detalhe nesta cena do filme Garota Exemplar: https://www.youtube.com/watch?v=Rwg1pfqboO4

 

Cortes

Para dar continuidade à narrativa, os cortes são utilizados para estabelecer uma relação entre os planos. Em uma produção audiovisual, podem existir diversos tipos de cortes, porém, os mais populares são: seco, plano sequência e transições. O corte seco é caracterizado pela mudança direta de plano e é apresentado em diversas variações como cut-in, pull-back e cut away. 

Já o plano sequência não apresenta cortes, representando um movimento contínuo da câmera. Essa ferramenta pode aparecer de diversas formas: panorâmica, travelling, zoom in e zoom out, câmera alta e baixa, ou câmera subjetiva. Por fim, a transição mescla um plano com o outro, como se uma imagem se apagasse para que outra aparecesse.

 

Produção audiovisual é com a SoftCine

Somos uma empresa especializada em produção de vídeos. O audiovisual está no nosso DNA.

Conte conosco para construir a narrativa mais adequada para o seu projeto.

 

Para fazer seu orçamento, entre em contato!

 

SoftCine

https://softcine.com.br/

    Saiba mais sobre produção de filmes e vídeos no blog da Softcine

  • Ou veja todos os posts na página inicial de nosso blog!