4 formatos de vídeos corporativos para a sua empresa!

A cada dia que passa novas tecnologias são desenvolvidas, novas redes sociais surgem e assim também ocorre com a produção audiovisual, novos formatos e linguagens são desenvolvidas para garantir com que as ideias, valores e mensagens sejam transmitidas da melhor forma ao público final.

Nessa busca pela maneira mais pertinente de se comunicar e de convencer o consumidor, diversos formatos de vídeos são possíveis dependendo do objetivo e da estratégia do seu negócio. Assim, para que você possa conhecer algumas das opções existentes no mercado, separamos para 4 formatos de vídeos institucionais para lhe apresentar.

1 – Vídeo Manifesto

Um formato bastante contemporâneo, no qual a uma empresa ou negócio expressa sua essência, valores e objetivos. O objetivo deste tipo de produção é gerar conexão e motivar as pessoas a fazerem parte ou conhecerem o seu negócio.

Geralmente o vídeo é composto por locução ou depoimentos curtos que transmitam o que a empresa deseja ser e parecer para o público. Assim, as cenas buscam retratar as palavras chaves das faladas, dando vida aquilo que está sendo dito.

2 – Documentário Corporativo

O documentário é um formato de produção audiovisual cada vez mais desejado e explorado por diversas empresas. É através dele que você consegue fazer um resgate histórico sobre o desenvolvimento e consolidação do seu negócio, além de criar mais autoridade no seu mercado e influenciar positivamente seus próximos clientes.

Tudo isso se dá principalmente porque esse formato narrativo possibilita você consegue ir muito além do que só falar sobre um produto ou serviço, mas também abordar questões cruciais que envolvem um negócio de sucesso: sua história, sua essência, seus valores, sua estrutura, etc.

Um ponto bastante relevante dos documentários é que em boa parte deles a narrativa é composta por relatos, seja de seus fundadores, colaboradores, parceiros e/ou clientes, o que só reforça a relevância e a credibilidade de sua empresa.

3 – Vídeo Institucional para Comunicação Interna

O marketing e os vídeos comerciais são essenciais para as vendas e para o reconhecimento de marca de uma empresa, porém, para manter funcionários bem preparados, motivados e em sinergia, são necessários treinamentos, exemplificação de manuseio e operação de processos, etc.

É fundamental, portanto, que uma empresa que deseja ter sucesso, desenvolva sua comunicação de maneira clara e objetiva, criando e reforçando sua cultura, bem como mantendo seus colaboradores bem informados e preparados.

Desta forma, vídeos de treinamentos, de integração e motivacionais, são ferramentas importantíssimas na garantia e na consolidação de que os todos os valores e procedimentos de sua empresa sejam conhecidos a compreendidos por todos que nela trabalham.

4 – Webséries

Contar a sua história, mostrar seu cotidiano e compartilhar sua essência e valores, além de falar sobre a sua solução ou produtos, é mais que uma necessidade para que você seja conhecido, trata-se de uma forma de criar conexão.

As Webséries chegaram com essa finalidade, aproximar empresas e negócios com o seu público. Através deste formato é possível tornar essa relação um processo contínuo, diferente de um vídeo pontual, as Webséries geram no público essa perspectiva de uma relação linear, além de gerar expectativa.

Um ponto bastante positivo das Webséries é que este processo de mostrar o cotidiano e a história de um negócio é mais amigável e menos massante, pois é dividido em capítulos e estes não precisam levar horas, geralmente são de alguns minutos.

 

Esperamos que este conteúdo tenha proporcionado a você um novo horizonte sobre as possibilidades que existem para a comunicação audiovisual do seu negócio. Se algum desses formatos chamou sua atenção e você achou que pode trazer bons frutos para o seu negócio, nntre em contato conosco, vamos juntos construir uma produção que represente o seu negócio do jeito que você merece!

 

    Saiba mais sobre produção de filmes e vídeos no blog da Softcine

  • Ou veja todos os posts na página inicial de nosso blog!